Intel pode abandonar GPUs para desktop se Arc Battlemage falhar
O futuro das GPUs da Intel para desktop parece incerto. A linha de GPUs Arc Battlemage precisa superar obstáculos significativos para garantir que a Intel continue investindo no mercado de GPUs discretos. Esse possível abandono preocupações de tecnologia e parceiros de integração de hardware (AIBs). Entenda os motivos que ameaçam o futuro das GPUs Arc Battlemage e as especificações que podem colocá-las frente a frente com a concorrência levando a intel pode Abandonar GPUs.
Arc Battlemage: Desempenho e especificações das GPUs de desktop
Primeiramente, a linha Arc Battlemage está sendo projetada para competir diretamente com placas gráficas de nível médio, como a RTX 4070 e a RX 7600 XT. Especificamente, o modelo BMG G31 possui 36 núcleos Xe, barramento de 256 bits, memória GDDR6 de 20 Gbps, suporte para PCIe 5.0 e DisplayPort 2.1, enquanto o BMG G21 vem com 20 núcleos Xe e barramento de 192 bits. A Intel espera que o desempenho do BMG G31 supere o Arc A770, principal GPU de sua geração anterior.
Além disso, a arquitetura Xe2, prevista para os próximos meses, será lançada em duas GPUs: a BMG G31 e a BMG G21. A primeira deve alcançar desempenho semelhante ao da RTX 4070, enquanto a segunda se equipara à RX 7600 XT. Com essas especificações, a Intel visa oferecer uma alternativa competitiva para gamers e profissionais de edição que buscam placas competitivas.
Parcerias e Concorrência Ameaçam o Futuro da Battlemage
O suporte dos parceiros AIB também pode impactar o futuro do Arc Battlemage. Embora a Biostar seja uma das poucas para apoiar a linha Battlemage, outras empresas hesitam em investir, pois AMD e Nvidia oferecem alternativas disponíveis. A AMD, por exemplo, vem com pacotes que incluem suas CPUs Ryzen com GPUs RDNA 4, ou que atrai parceiros que poderiam optar pela Intel.
Além disso, a própria Intel parece insegurança sobre a linha Battlemage. Esse recebimento levou a rumores de que a empresa pode abandonar a produção de GPUs para desktop caso a linha Battlemage falhe em conquistar o mercado. Se isso acontecer, a Intel encerraria também o desenvolvimento de sua próxima linha, a dGPU Celestial.
Impacto no mercado de GPUs se a Intel decidir abandonar as GPUs para desktop
A possível saída da Intel para o mercado de GPUs para desktop pode reduzir a concorrência no segmento de placas. Se a Battlemage fracassar, as opções de GPUs para os consumidores serão ainda mais equipamentos nas mãos da Nvidia e da AMD.